Espetáculo “Marleni” retorna para última temporada do Ano!

Sucesso de público e crítica na Europa, e agora também no Brasil, o Espetáculo “Marleni” volta aos palcos gaúchos para a última temporada do ano no final do mês de agosto no Teatro Renascença (27 a 30 de Agosto e 3 a 6 de Setembro/ Quinta a domingo).

Premiado no concurso Fumproarte, a peça tem a direção de Liliana Sulzbach e Márcia do Canto, diretoras de cinema e teatro respectivamente, e promete interação entre as linguagens. Araci Esteves e Ida Celina interpretam as divas num momento de suas vidas onde já não há mais tempo nem espaço para concessões e agrados. O texto afiado da dramaturga alemã Thea Dorn será montado em primeira mão no Brasil.
A montagem tem o apoio e o envolvimento do Instituto Goethe e co-produção da Zeppelin Filmes e Liliana Sulzbach.

Marleni versa sobre o encontro fictício de duas divas do cinema em decadência: Marlene Dietrich e Leni Riefenstahl. Em seu apartamento em Paris, no leito de morte, Marlene recebe a inesperada visita da diretora Leni Riefenstahl, que propõe a Marlene o papel principal em "Pentesileia", filme capaz de resgatar o distante passado glorioso de ambas.

Neste encontro, ressentimentos e alegrias vêm à tona. Enquanto Marlene se orgulha de seu passado como diva do cinema internacional, mulher sedutora e de posições contrárias ao nazismo, Leni demonstra toda a sua determinação ao propor um filme possível de projetá-la novamente como uma das maiores cineastas que a Alemanha já produziu, livrando-a do ostracismo em que permaneceu nos últimos 50 anos, por sua conivência com o regime nazista.

Apesar de partilharem a mesma cultura, o mesmo período histórico, o mesmo ofício, o encontro entre dois mundos opostos fica evidente, expondo toda a fragilidade, determinação e contradições dessas mulheres: O anjo antifascista e a bruxa nazista, o produto de fantasias masculinas e a produtora de imagens de heróis, a liberal e a romântica, a vamp andrógina e a ingênua assexuada. Ícones femininos tratados com humor aguçado e ironia cortante.

0 comentários: