O cinema no teatro e vice-versa

Paris, 05 de maio de 1992. Uma cama, uma velha deitada e uma garrafa de uísque pela metade. Difícil imaginar que a velha bêbada, à beira da demência, tenha um dia sido uma diva de cinema, daquelas com curvas no corpo, que cantavam, dançavam, e hipnotizavam tanto homens quanto mulheres. Mas parece que o tempo e a falta dos holofotes transformam até mesmo estrelas como Marlene Dietrich, a queridinha de Hollywood e dos soldados aliados durante a segunda guerra. À espera da morte, ela recebe a visita de Leni Riefenstahl, atriz e diretora conterrânea, que traz na bolsa promessas de fazer um filme e relançar ambas novamente à fama, às vésperas do The End derradeiro.

Na vida real, esse encontro nunca de fato aconteceu. E a sinopse, que muito bem poderia ser um roteiro de cinema, é na verdade o mote da peça MARLENI, que a Zeppelin, em parceria com a produtora Liliana Sulzbach, está atualmente co-produzindo. Isso mesmo, uma peça de teatro! Claro que o cinema também está presente, e as duas linguagens se encontram no texto, na equipe e no palco. MARLENI é um espetáculo escrito pela dramaturga alemã Thea Dorn, e apresenta uma narrativa afiada e inteligente, que propõe reflexões universais e atuais como a dignidade humana, a solidão e o sentido da vida. São as histórias de duas mulheres fortes e determinadas que, ao se posicionarem politicamente numa das épocas mais conturbadas do século XX, foram levadas à glória, mas também ao esquecimento.

MARLENI já foi sucesso de público e de crítica na Europa, e agora será apresentado em primeira mão em Porto Alegre. São as grandes atrizes gaúchas Ida Celina e Araci Esteves que têm a responsabilidade de interpretar Leni e Marlene no palco. As duas estão sendo dirigidas por Liliana Sulzbach e Márcia do Canto.

A grande estréia de MARLENI já está marcada! Anota na agenda que, entre os dias 21 e 24 de maio, as cortinas do centenário Theatro São Pedro se abrem pra receber as divas. A seguir, o espetáculo segue em temporada no Teatro CIEE de Porto Alegre, no início do mês de junho.

0 comentários: